quinta-feira, 21 de maio de 2009

Regulamento Interno

Introdução
Ao longo destes últimos 7 anos de existência a actividade do Viseu Futsal 2001 tem-se pautado pela formação e competição federada na modalidade de futsal, mas, também, pela organização de eventos desportivos destinados à população viseense.
O sucesso alcançado com o modelo criado para a Liga Empresarial de Futsal em 2008, motivou a direcção do Viseu Futsal a trabalhar numa 2ª edição, este ano denominada de Liga de Futsal Sosel Seguros 2009.
Esta Liga surgiu, inicialmente, pela procura que constatámos por parte de empresas várias, algumas já associadas ao nosso clube na qualidade de patrocinadoras, na concretização de um evento amador de futsal que permita um saudável convívio entre todos os participantes num clima de prática desportiva competitiva.
Pretendemos que esta Liga possa, também, ser um excelente meio de promoção das empresas envolvidas, e como tal a nossa aposta na comunicação poderá ser um agradável complemento a este evento, podendo consultar nesta apresentação as estratégias que procuraremos implementar.
Neste ano limitámos o número de equipas inscritas a apenas 10, apostando mais na qualidade organizativa e na selecção de empresas (equipas) credíveis.
A segurança e a disciplina são, também, dois pontos fundamentais desta Liga e para os quais a organização será implacável em qualquer tipo de comportamento, individual ou colectivo, menos adequado às regras do fair-play e do civismo.
Por tudo isto esperamos poder contar com a sua preferência para, juntos, fazermos uma grande Liga Futsal Sosel Seguros 2009.

1. Constituição das Equipas / Inscrição
1.1. As equipas devem ser formadas por um número mínimo de 10 e um máximo de 15 atletas, sendo que apenas 2 atletas podem ter idade inferior a 30 anos, ou seja, nascidos depois de 1980, inclusive;
Cada equipa deverá ainda apresentar um Delegado ao Jogo;

1.2. Para formalização da inscrição na Liga deverá ser entregue a ficha de inscrição devidamente preenchida juntamente com fotocópias dos bilhetes de identidade de todos os atletas;

1.3. Após o início da Liga cada equipa poderá inscrever apenas mais 3 atletas, no máximo até à 4ª jornada, não excedendo o limite de 15 atletas inscritos e mediante o pagamento de 25 € por inscrição;

2. Organização dos Quadros Competitivos
2.1. A Liga será disputada em sistema de campeonato a uma volta, com o sorteio a ser realizado no dia 21 de Maio, pelas 19h30, no Pavilhão SOIMA Multiusos;

2.2. Os jogos serão realizados no Pavilhão SOIMA Multiusos, nos dias e horários disponibilizados pela organização, podendo ser consultados no calendário de jogos;

2.3. Após a realização do sorteio as equipas poderão solicitar a alteração das datas/horários dos seus jogos mediante solicitação à organização e acordo da equipa adversária (por e-mail) com um mínimo de 7 dias de antecedência;

3. Duração dos Jogos
3.1. A duração dos jogos será de 40 minutos de tempo corrido (20’ + 20’) com um intervalo de 5 minutos.

3.2. As equipas terão direito a efectuar o aquecimento 15 minutos antes do início da partida.

3.3. Os balneários serão disponibilizados 30 minutos antes do início de cada partida.

4. Classificação, Pontuação e Formas de Desempate
4.1. A classificação final será definida mediante o número de pontos alcançados no final da mesma,
Vitória 3 pontos
Empate 2 pontos
Derrota 1 pontos
Falta de Comparência 0 pontos

Nota: Para efeitos de contagem de golos, a falta de comparência corresponde a uma derrota por 5-0;

4.2. A classificação final é estabelecida por ordem decrescente dos pontos obtidos, classificando-se em 1º lugar a equipa com maior número de pontos;

4.3. Em caso de igualdade pontual entre duas ou mais equipas, deve ter-se em conta os seguintes critérios:
4.3.1. Resultado do jogo entre as equipas em causa;
4.3.2. Diferença entre golos marcados e sofridos no jogo ou jogos entre as equipas empatadas;
4.3.3. Maior diferença entre golos marcados e sofridos no total dos jogos realizados entre todas as equipas;
4.3.4. Menor número de infracções disciplinares (cartões vermelhos) averbadas durante a realização da competição;

Nota: No caso de ainda subsistir o empate, após esgotadas as alíneas anteriores, cabe à organização dos jogos determinar a forma de desempate a efectuar.

5. Mesa de Jogo
5.1. É obrigatória a constituição da mesa de jogo, entendida como um meio auxiliar de organização e controlo da actividade, sendo responsáveis pelo controlo do tempo de jogo;

5.2. A mesa de secretariado tem as seguintes funções:
- Identificação dos jogadores e dos responsáveis pelas equipas;
- Controlo dos Boletins de Jogo;
- Cronometragem do tempo de jogo;
- Evolução do resultado;
- Registo de faltas;
- Controlo dos time-outs;

6. Arbitragem / Regras
6.1. Os jogos são dirigidos por dois árbitros (1 árbitro principal e 1 auxiliar);

6.2. O árbitro auxiliar tem as funções designadas na lei VI das Leis de Jogo, assumir as mesmas funções do árbitro principal à excepção da alínea d) da Lei V, no entanto sempre que houver desacordo entre os dois árbitros deve prevalecer a decisão do árbitro principal.

7. Boletim de Jogo
7.1 O Boletim de Jogo está anexo a este Regulamento e deve ser entregue à equipa de arbitragem 20 minutos antes de cada jogo;

7.2. Em todos os jogos, o boletim de jogo, deve ser devidamente preenchido e assinado pela equipa de arbitragem, delegado e capitão de cada equipa e elemento da mesa, validando o resultado e registo disciplinar do jogo;

8. Disposições Gerais
8.1. Todas as equipas devem respeitar as decisões da equipa de arbitragem e da organização dos jogos, contribuindo deste modo para um bom desenvolvimento das actividades, bem como para o desenrolar das competições no mais saudável espírito desportivo;

8.2. Os jogadores de cada equipa devem apresentar-se em campo com equipamento próprio (camisola numerada, calções e meias);

8.3. A organização disponibiliza apenas uma bola para aquecimento das equipas;

8.4. O jogo só pode ser iniciado, se à hora marcada para o seu começo, as equipas tiverem no mínimo 5 jogadores equipados e devidamente inscritos no boletim de jogo;

8.5. A qualquer equipa que não respeite o determinado no ponto anterior, é-lhe averbada falta de comparência;
8.5.1. Qualquer equipa que atinja 2 (duas) Faltas de Comparência é excluído dessa competição. Para efeitos classificativos os resultados dos jogos realizados são considerados e aos jogos a realizar é atribuída sempre Falta de Comparência;

8.6. A tolerância dada pela entidade organizadora do jogo, para averbar falta de comparência é de 10 minutos em relação à hora marcada para início do mesmo;
8.6.1. Se a entidade organizadora do jogo, aceitar a justificação do atraso de uma equipa, o jogo realiza-se, mas deve ser registada uma informação sobre a ocorrência no verso do boletim de jogo, e assinada pelos dois responsáveis das equipas;

8.7. A comunicação dos resultados, classificações e alterações de jogos será feita no blog da Liga, em www.ligadefutsalsoselseguros2009.blogspot.com e enviadas por e-mail para os endereços fornecidos à organização;

8.8. Os casos omissos neste Regulamento, são analisados e resolvidos pela organização do torneio.

9. Regras
9.1. Regras Oficiais da Federação Portuguesa de Futebol para a modalidade de Futsal. As Leis de Jogo serão enviadas por e-mail para todos os clubes;

10. Regulamento Disciplinar
10.1. Jogos de Castigo
10.1.1. Vermelho directo - 1 a 3 jogos
10.1.2. Acumulação de amarelos - 1 jogo
Em caso de agressão o jogador ou a equipa em causa poderá ser irradiada da Liga.

10.2. Multas
10.2.1. Cartão vermelho directo – 5 a 15 euros
10.2.2. Falta de comparência - 30 euros

10.3. O pagamento das multas deverá ser feito antes da realização do próximo jogo da equipa ou atleta multado, sob pena de lhe ser averbada falta de comparência;

11. Critérios de Atribuição de Prémios
11.1. Melhor Marcador: o jogador que tiver mais golos marcados ao longo de toda a Liga.
11.1.1. Em situações de empate ganha o jogador que:
a) Tiver menos jogos efectuados, contabilizados pela presença na ficha de jogo;
b) Jogador mais novo.

11.2. Guarda-redes menos batido: será o guarda-redes da equipa que menos golos sofrer durante toda a Liga.
11.2.1. Em situações de empate ganha o jogador que:
- Tiver mais jogos realizados, contabilizados pela presença na ficha de jogo;
- Jogador mais novo.

11.3. Equipa Fair-Play: será para a equipa que tiver menos pontos disciplinares:
- Cartão Amarelo - 2 pontos
- Cartão Vermelho - 5 pontos
- Falta de Comparência - 50 pontos

12. Contactos Organização
Tiago Freitas – 91 623 88 97 / 96 665 32 67
E-mail: viseufutsal2001.mk@gmail.com